Nissan GT-R Forum banner

Comparação de separadores de ar/óleo e sistemas Catch Can

1 reading
12K views 36 replies 15 participants last post by  jacob650  
#1 · (Edited)
Atualizado: 26/09/2022 com base nas conversas abaixo.

Estou procurando instalar um sistema no meu carro e comecei a perceber que existem muitas abordagens diferentes para resolver esse problema que surgiram ao longo dos anos. Eu regularmente uso meu GT-R em HPDE, então essa é a perspectiva de onde estou vindo. As opções de recirculação são mais interessantes para mim devido à quantidade de tempo que estou sob pressão sustentada.

Selecionei estes quatro abaixo, pois suas abordagens são todas diferentes. Tenho certeza de que algumas dessas declarações são imprecisas, então espero que outros possam ajudar a esclarecer. Existem muitas outras opções por aí, mas a maioria se sobreporia a uma dessas soluções ou a um subconjunto delas. Obrigado por qualquer feedback.

A informação abaixo foi reunida por mim mesmo, olhando através dos manuais de instalação, Manuais de Fábrica GTR, tópicos de fóruns e deduzida através da minha própria lógica.
  • GT1R AOS ($750)
    • Prós
      • Sistema fechado
      • Mantém o vácuo na tampa da válvula
      • Ar limpo ventilado para a admissão
      • Recirculação de óleo separado via vareta
    • Contras
      • Não possui a interface do líquido de arrefecimento para ajudar a reduzir a espuma como no sistema AOS da IAG ou AOS da Radium
    • Nota: Parece ser os mesmos princípios do AMS Catch Can ($613) - É uma questão de qual deles executa melhor a Separação Ar/Óleo
  • Respirador BoostLogic ($1248 c/ Conexões de Alto Fluxo, o que é necessário)
    • Prós
      • Alivia mais pressão positiva da manivela sob pressão do que outras soluções devido ao uso do gargalo de enchimento
      • Remove mais blowby sob pressão
      • Opção de recirculação disponível via vareta
        • Como a tampa da válvula basicamente permanece na atmosfera, ela não deve puxar óleo da tampa da válvula
        • Com este design, a maior parte, senão todo o conteúdo, será blowby, o que você não quer que volte para o óleo
    • Contras
      • Poderia ter maus cheiros vindos do compartimento do motor
      • Tampa da válvula à pressão atmosférica? Ruim ou bom?
      • Ventila uma quantidade significativa de blowby para a atmosfera em vez da admissão sob pressão (bom e ruim)
      • Em geral, li que, se ventilar para a atmosfera, um encaixe 10AN é o melhor - o da BoostLogic é 8AN para o gargalo de enchimento
  • Configuração Radium 3 Catch Can ($610)
    • Prós
      • Sistema fechado
      • (2) Catch Cans para tampa de válvula - um para cada lado para maior capacidade
      • (1) Catch Can adicional captura a linha PCV quando fora da pressão
        • Aceleração parcial, marcha lenta e cruzeiro
      • O retorno de ar PCV padrão para o coletor de admissão é mantido após passar pelo catch can
    • Contras
      • Sem opção de recirculação, pois é um sistema "Catch Can"
      • Catch Cans podem encher rapidamente no evento da pista
      • Não alivia a pressão positiva da manivela sob pressão
  • GotBoost Dual Catch Cans ($595)
    • Prós
      • Sistema fechado
      • Alivia um pouco da pressão positiva da manivela sob pressão, pois a entrada está sempre sob vácuo, então essencialmente o PCV está sempre aberto
        • No entanto, ouvi dizer que o vácuo na entrada é mínimo quando em pressão total, mas tecnicamente ainda é um vácuo
    • Contras
      • Sem opção de recirculação
      • Catch Cans podem encher rapidamente no evento da pista
      • Catch Can do passageiro utiliza vácuo de uma entrada para puxar de ambas as tampas de válvula - o vácuo na tampa da válvula não será tão forte
      • Catch Can do motorista utiliza vácuo para puxar o ar PCV quando não está sob pressão
      • O coletor de admissão é tampado - Bom, eu acho, mas esse Catch Can poderia encher rapidamente?
      • Poderia haver um desequilíbrio do que está fluindo em cada entrada? Isso é um problema ou insignificante?
Resumo: A torneira do gargalo de enchimento da BoostLogic é uma ótima ideia para aliviar um pouco mais a pressão positiva da manivela sob pressão. No entanto, parece que o ar que ele puxa deve ser enviado através de um sistema AOS e para as entradas do turbo em vez de ser ventilado para a atmosfera para aplicações de pista. Também gosto da solução da GotBoost que utiliza uma das entradas para puxar de ambas as válvulas, mas a quantidade de vácuo está OK? O potencial de desequilíbrio nas entradas do turbo em relação ao combustível/óleo é um problema real? Vale a pena conectar-se ao sistema PCV como GotBoost e Radium fazem? Se sim, acho que seria melhor deixar o coletor fornecer o vácuo em vez de tampá-lo como no sistema GotBoost. Mas a solução GotBoost mantém o PCV aberto sob pressão, mas acho que o gargalo de enchimento aliviaria a pressão positiva da manivela mais rapidamente... talvez?

• Like
Reactions: chuzo
#3 ·
IMO Radium é a melhor configuração e, pelo preço, é praticamente a opção mais barata. Funciona com base no sistema PCV de fábrica e é incorreto dizer que "Não alivia a Pressão Positiva da Manivela durante o aumento". Os dois catch cans dianteiros são conectados à entrada do turbo, bem como às tampas das válvulas. A diferença de pressão evacua o bloco sob pressão. Ele é projetado exatamente como eu fiz minha configuração há 8 anos. A desvantagem da configuração Radium é que eles colocam o catch can PCV do coletor de admissão na área do servo freio e esse catch can é o que realmente coletará óleo. Remover esse catch can e limpá-lo leva tempo. Eu instalei este kit no carro de um amigo local e ele foi muito bem feito.

• Like
Reactions: gtrbillet
#4 ·
A diferença de pressão evacua o bloco sob pressão.
Hmm, então estou tentando processar esse comentário. Tenho a impressão de que o PCV só abre quando a pressão no coletor de admissão é menor que a do cárter. Quando em pressão, a pressão do coletor de admissão é muito maior que a pressão do cárter, mesmo quando o blowby está no seu pico, então a válvula PCV está fechada. De que outra forma a pressão positiva do cárter seria liberada? Entendo que no GT-R o cárter e as tampas das válvulas são espaços separados. Alguém pode comentar sobre isso?

#5 ·
Este é um excelente artigo sobre Catch Cans em geral da Radium.

Seu diagrama mostra o cárter e as tampas de válvulas compartilhando espaços conectados dentro do bloco. No entanto, não tenho certeza se o GT-R está configurado dessa maneira. O PCV não rosqueia em cada tampa de válvula como muitos carros em linha. A válvula PCV fica em cima do cárter sob o coletor de admissão e só alimenta o coletor de admissão.

Alguém sabe se o cárter e as tampas de válvulas estão conectados e mantêm a mesma pressão no GT-R?

#7 ·
Alguém sabe se o cárter e as tampas das válvulas estão conectados e mantêm a mesma pressão no GT-R?
Eles estão definitivamente conectados por meio de passagens internas amplamente abertas. No entanto, existem vários defletores internos que servem para separar o óleo dos gases de blowby antes que ele saia pelas saídas da PCV ou da tampa da válvula.

John-

#9 ·
Estes sistemas são como uma guerra religiosa na comunidade -> todos têm a sua própria ideia melhor! Seja qual for o sistema que você escolher:
  1. certifique-se de que ele tem um recurso de transbordamento ou retorno
  2. incorpore uma verificação de manutenção religiosa no nível da lata porque ela
a) eventualmente vai encher​
b) vai causar uma grande bagunça quando isso acontecer.​

Boa sorte com o seu projeto,
John-

#10 ·
A minha opinião, veja o tópico de James240 e adicione o gargalo de enchimento de óleo a uma das latas, tornando-o um sistema de 4 portas.

Além disso, se for com Radium, você sempre pode tocar no fundo da lata PCV e conectar uma mangueira de óleo com uma torneira de drenagem para que a drenagem seja mais fácil.

#11 ·
Para concluir meu projeto de catch can, acabei optando pela solução Radium Triple Catch Can. Parecia reter a funcionalidade e as pressões originais, proporcionando a maior filtragem. Também instalei o dreno de torneira Radium no catch can PCV que acompanha o servo freio. A válvula de torneira fica perto da parte inferior e é presa com zíper logo dentro do painel inferior, onde se separa da seção frontal.

Tive que redirecionar minha linha de vácuo para meu escapamento FI. Ainda funcionava, mas o Catch Can no compartimento do freio estava um pouco mais dobrado do que eu queria. Então, redirecionei essa linha de vácuo pelo mesmo buraco que foi usado para as mangueiras do catch can.

• Like
Reactions: Wicked
#12 ·
Só para concluir meu projeto de catch can, acabei optando pela solução Radium Triple Catch Can. Parecia reter a funcionalidade e as pressões originais, proporcionando a maior filtragem. Também instalei a torneira de drenagem Radium no catch can PCV que acompanha o servo freio. A válvula da torneira fica perto da parte inferior e é presa com zíper logo dentro do painel inferior, onde se separa da seção frontal.

Tive que redirecionar minha linha de vácuo para meu escapamento FI. Ainda funcionou, mas o Catch Can no compartimento do freio estava um pouco mais dobrado do que eu queria. Então, redirecionei essa linha de vácuo pelo mesmo buraco que foi usado para as mangueiras do catch can.
Adicione o gargalo de enchimento de óleo (é fácil de fazer) e você terá uma configuração de 4 portas.

#13 ·
Que peça(s) você pediu para isso?

#14 ·
Que parte(s) você pediu para isso?
Tente este tópico.

#15 ·
  • Like
Reactions: Wicked
#16 ·
Meus dois centavos.

Eu acho que o mercado de catch cans de óleo é uma grande farsa. O catch can de óleo em si é bastante útil, mas não importa o quão caro seja o sistema, o princípio básico é sempre evitar que o ar sob pressão no cárter entre na admissão ou no coletor de admissão diretamente, o que é horrível para o sistema de indução forçada.

Eu tenho um 14 evo e um 16 gtr. Ambos compartilham a mesma configuração. Eu uso uma tampa de extremidade de silicone e uma braçadeira de mangueira para bloquear a porta de entrada no coletor de admissão e encaminho ambas as portas de saída para o catch can de óleo, e a porta de saída do catch can de óleo para a porta de entrada antes do turbocompressor.

Os próprios catch cans são sem marca na Amazon por cerca de 20-30 dólares, eu escolhi versões com duas entradas e uma saída com o tamanho certo. Eu os modifiquei um pouco, como adicionar palha de aço e usar mangueira de PCV da O'Reilly e suportes comumente disponíveis na loja de ferragens.

Eles parecem menos bonitos do que os de alta qualidade com uma etiqueta de preço de várias centenas de dólares. Mas eles funcionam bem e podem pegar uma lata cheia em cerca de 2.000 milhas.

A única diferença entre essas duas configurações é que eu instalei uma porta de drenagem para gtr bem ao lado do bujão de drenagem de óleo. Então eu posso fazer a manutenção junto com a drenagem do catch can. Para o evo, eu sempre removo o corpo do can do carro para drená-lo.

Então, a configuração evita a introdução de alta pressão nos cans ou mangueiras baratas, a pressão é geralmente menor que a atmosférica. E eu não preciso mais me preocupar com falhas de pcv, eles podem estar permanentemente abertos.

#23 ·
Pensei que precisaria de uma válvula de retenção para evitar o fluxo de ar na direção errada
A válvula de retenção está no coletor de admissão, que é onde você conecta a linha pcv.

#22 ·
Olá amigo, a mangueira conectada à entrada antes do turbo tem pressão negativa e a mangueira conectada às tampas das válvulas tem pressão positiva (se houver alguma). Isso supondo que você não apenas ventile para a atmosfera e realmente recircule para suas entradas.

#25 ·
A mangueira conectada a onde a entrada está perto do turbo, eu pensei que seria pressão positiva quando você está impulsionando
Não, está no tubo de sucção/entrada que se conecta à frente do turbo.

Se você pegar o 3º catch can que a Radium oferece, que pega o óleo em condições de vácuo, então isso vai na linha pcv. Eu tenho os 3 e o PCV can é o único que pega óleo. Meu motor é original, no entanto. Uma vez construído, isso provavelmente mudará.

#26 ·
Tudo bem, parece que estou a receber muito óleo nas minhas tubagens do intercooler. Presumi que fosse por estar a correr com 22 psi de pressão e ter os cavalos e o binário que tenho. Pensei que devia estar a ter excesso de blow by e que estava a sair pelas tampas das válvulas e para perto do turbo e para dentro das tubagens do intercooler.

Não fui com a radium porque eles têm peças verdes e o meu motor é pintado com cores que não combinam com o verde haha, por isso escolhi um depósito de óleo dourado top secret.

Como estou a reconstruir o meu motor, posso não ter tanto blow by, mas vamos ver.

#27 ·
Depende de como o óleo entrou nos canos. Foi either blow by ou vedações ruins da turbina. Eu presumo que você construirá com folgas mais soltas devido aos internos forjados e à aplicação de maior potência, o que significará um pouco mais de blow by, pelo menos antes da temperatura total de operação. Não há com o que se preocupar excessivamente, mas você não quer replicar exatamente as folgas e folgas do OEM.

#30 ·
Depende de como o óleo entrou nos tubos. Foi either blow by ou vedações ruins da turbina. Eu presumo que você construirá com folgas mais soltas devido aos componentes internos forjados e à aplicação de maior potência, o que significará um pouco mais de blow by, pelo menos antes da temperatura de operação total. Não há com o que se preocupar, mas você não quer replicar exatamente as folgas e folgas do OEM.
Eu não acho que eram as vedações da minha turbina porque ambas foram refeitas na GCG turbos e tinham menos de um tanque de gasolina

Tudo bem, então vou prestar atenção às folgas... droga, as folgas aumentam com materiais forjados

#28 ·
Eu costumava usar um Buschur Catch Can no meu último GTR. (Ambos os respiros da tampa da válvula e o respiro do gargalo do óleo do motor) e ainda encontrei um revestimento de óleo muito leve no coletor de admissão e nos tubos superiores do IC.

Meu novo GTR tem o reservatório Boost Logoc instalado com 4 áreas ventiladas. Na desmontagem, está seco como um deserto em todas as peças internas.

#29 ·
Eu costumava usar um Catch Can Buschur no meu último GTR. (Ambos os respiros da tampa da válvula e o respiro do pescoço do óleo do motor) e ainda encontrei um revestimento de óleo muito leve nos tubos IM e IC superiores.

Meu novo GTR tem o Boost Logoc instalado com 4 áreas ventiladas. Na desmontagem, está seco como um deserto em todas as peças internas.
Oh ok legal, de onde vem o seu 4º respiro do bloco?
O catch can de lógica de impulso já teve muito nele?

#37 ·
Olá a todos, deparei-me com este tópico depois de analisar a alteração da minha configuração antiga de Catch can GOTBoost (configuração muito boa, aliás) e decidi seguir o caminho que o OP e muitos outros aqui seguiram, obtive a configuração Radium de 3 Catch can, mas adicionei uma porta de enchimento de óleo adicional e conectei-a a um dos Catch cans na frente, farei um relatório e fotos em breve, não tenho certeza se devo sequestrar este tópico ou iniciar um novo.

owns 2013 Nissan GT-R Premium